quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Meu Vizinho é um Psicopata

Você conhece alguém maquiavélico? Um conhecido que se faz de vítima mas é mentiroso e enganador, algum professor sádico, algum chefe que gosta de humilhar as pessoas em reuniões ou aquele colega que roubou a sua ideia e a passou como a sua?



Nas páginas do livro Meu Vizinho é um Psicopata, a experiente psicóloga Martha Stout de Harvard revela um fato chocante: 4% das pessoas comuns, um em vinte e cinco, tem uma desordem mental muitas vezes não detectada. O título original The Sociopath Next Door, melhor explica o livro, já que ela escreve algumas característica e perfis de sociopatas e os diferencia de um psicopata. Estamos acostumados a pensar em sociopatas como criminosos violentos, mas em Meu Vizinho é uma Psicopata revela que o principal sintoma é que essa pessoa não possui consciência. Ele ou ela não tem qualquer habilidade para sentir vergonha, culpa ou remorso. Aprendem desde cedo a mostrar emoção falsa, mas por baixo são indiferentes ao sofrimento dos outros. Eles vivem para dominar e controlar a emoção para ganhar. Portanto, aquele seu colega, seu vizinho, mesmo membro da família que faz literalmente qualquer coisa para ter o que quiser e não sente absolutamente nenhuma culpa pode ser um sociopata.
Super recomendo o livro, mas e depois de ler o livro, o que fazer com esse conhecimento? O objetivo do livro não é ter medo de se relacionar, na verdade o objetivo é nos proteger das manipulações deste tipo de pessoa. Marta Stout nos ensina a questionar a autoridade, suspeitar de lisonja e tomar cuidado com o jogo de piedade. Acima de tudo, ela escreve, quando um sociopata está acenando, não se junte ao jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...