domingo, 19 de fevereiro de 2017

Aspirante a Leitura Sintópica

Procurando imagem para um post sobre leitura, descobri que o processo de ler possui 4 níveis de envolvimento, sendo o primeiro a "leitura elementar. Nela, há pouco envolvimento intelectual e emocional. Por isso, geralmente são leituras rápidas e de fácil entendimento, como propagandas e banners. Nessa fase, o leitor é capaz de responder qual é o conteúdo do texto, mas sem se aprofundar mais.
Depois, passamos para o segundo nível, que é a leitura de inspeção. Nesse patamar, o leitor age como um detetive: lê mais de uma vez, analisa as frases, entende o contexto, etc. A pessoa ainda não está totalmente envolvida com a leitura, mas já se aproxima mais do conteúdo do texto.
O terceiro nível é a leitura analítica. Neste nível, o leitor já está completamente envolvido com a leitura. Além de conhecer a história, ele entende o que o escritor quer dizer, compreende a estrutura do texto e consegue conectar esse conhecimento com outras informações já conhecidas por ele. Dessa forma, já é possível ter uma opinião formada sobre a leitura.
O nível mais avançado da leitura é praticado por poucas pessoas, e se chama leitura sintópica. Nela, o leitor consegue, além de ler o livro, comparar a obra com outras que ele já leu e, com isso, visualizar o assunto por diversos ângulos. Dessa forma, o leitor pode chegar a novas conclusões que, muitas vezes, não se encontram nem nos próprios livros".
Para quem acompanha o meu blog, percebeu que a maior parte das minhas leituras são Romances. Muitas vezes ao terminar eu sempre lembro do que o livro fala, mas não sei dizer o que mudou pra mim ao lê-lo, falar que ele é bom ou ruim é tão superficial, se merece três estrelas no Skoob ou cinco, acaba sendo tão arrogante com a obra, pois nem sempre você estará preparada para ler determinado livro, talvez sua limitação não permite entendê-lo como um todo, dai o que você mais deseja depois de terminar de ler é julgar quantas estrelas ele merece. Eu preciso parar com isso. AGORA.
Como todo mundo tenho dificuldades, outra que encontro ao ler um livro mais técnico é que eu nunca sei como analisar o livro, qual caminho seguir, pois muitas vezes como blogueira, nos viciamos a olhar se a edição é boa, se os espaçamentos entre linhas são confortável para ler, se a capa é bonita, se o autor é famoso, e se fala de algo que eu interesso, que não vai contra as coisas que acredito, contra minha filosofia de vida, pronto, fecho meu casulo e leio.
Percebo com tudo isso que estou fazendo mais leitura Analítica. E também consegui levantar alguns pontos que me atrapalham a mudar de nível. Quando preciso ler algo mais técnico fico entediada facilmente, mas persisto e termino o livro, oscilando entre um nível analítico e o sintópico. A meta esta aí, conseguir permanecer mais no campo da leitura sintópica. 
O que eu percebo fazendo uma análise rasa é que consigo passar por esses 4 níveis, porém em diferentes obras, como por exemplo, se leio Romance, normalmente tenho uma LEITURA ANALÍTICA, já com os livros sobre Educação Física, Educação, História e Política, normalmente tenho uma LEITURA SINTÓPICA (Sempre são as mais demoradas). Quando leio Poesia e Ficção Científica faço uma LEITURA DE INSPEÇÃO.
Para finalizar vamos refletir mais como anda nossas leituras e qual o nível de envolvimento temos com elas. Porque o objetivo não é só terminar um livro, não, mil vezes não! Acima de tudo é preciso sair do terceiro nível, evoluir a cada página lida, é preciso entendê-lo, compará-lo e transformá-lo dentro de você. Essa será a meta que irei levar para a vida.


Beijo grande e boa leitura sintópica para vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...