quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

#3 | DICA DE LIVRO | 2017 | Jeni | Filosofia Para Corajosos - Luiz Felipe Pondé

Ano: 2016
Páginas: 192
Editora: Planeta


"O objetivo deste livro é ajudar o leitor a pensar com a sua própria cabeça. Para tal, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, autor de vários best-sellers, se apoia na história da filosofia para apresentar argumentos para quem quer discutir todo e qualquer tipo de assunto com embasamento. Afinal, os grandes filósofos estudaram, pensaram e escreveram sobre os temas essenciais com os quais ainda lidamos no mundo contemporâneo. O livro está dividido em três partes: “Uma filosofia em primeira pessoa”, onde o autor conta como ele entende a filosofia; “Grandes tópicos da filosofia ao longo dos tempos”, que traz um repertório básico dos temas que todo mundo precisa conhecer mais a fundo; e “Por que acho o mundo contemporâneo ridículo”, uma análise ferina da sociedade atual". (Skoob)

A primeira parte é bem curtinha, digo logo que não gostei muito, porém a leitura fluiu. A segunda parte já me despertou para o mundo do pensamento, e já foi mais demorada a leitura, pois me perdia refletindo sobre o texto. A terceira e última parte a leitura não se alongou, e foi mega enriquecedora. Vou mesclar aqui meus comentários sobre as duas últimas partes.

"Não se deve esperar da política um mundo melhor. Deve-se esperar um mundo em que o Poder fique tão controlado que ele nos deixe em paz e nem lembremos dele ao acordar. Ele deve cuidar de coisas técnicas e deixar que a sociedade cuide do restante. Mas, como vemos em muitos casos desde o final do século XVIII, a política se transformou no "lugar" de onde virá a salvação. Toda vez que a política deve curar o mundo (como a graça de Deus na teologia, por isso dizemos que a política tomou o lugar da graça), ela é temerária, porque seu instrumento e objeto por excelência, o poder, é sagrado em sua função redentora... A política endeusada como divina se torna maléfica". P. 136-137.
Essa citação não poderia ficar de fora, pois retrata o que penso sobre política, está na moda ser de direita ou de esquerda, muitos nem conhecem a fundo a teoria, e o que embasa sua decisão para tal lado. 
Fazem da política algo maior do que a religião, brigam com afinco e perdem amigos... Quando Pondé fala que a política deveria nos dar paz,  eu sinto a necessidade de concordar plenamente. Quando discussões sobre politica aflora em uma roda de amigos, percebemos a agressividade das pessoas aflorando nas suas palavras, buscando nas letras forma de atingir seu suposto adversário. Depois de um tempo de disputa ideológica reina um silêncio ensurdecedor. 
Sinto que os jovens buscam uma causa para lutar, e pegam a política que está na moda para fazer de causa. Isso não é ao todo ruim, porém endeusá-la é o problema. "O risco da política como salvação total é que ela vai degenerar em violência sagrada". Vamos lembrar o que significa pão e circo minha gente. (A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio*)
Outro capítulo inquietante é o sobre educação, pois te tira da zona de conforto e te faz lembrar que o sistema esta ultrapassado e precisa urgentemente ser revisto. 


Desejo uma ótima leitura, beijo grande!

_________________________________________________________

2 comentários:

  1. Boa dica! Não faz muito meu estilo de leitura, mas parece ser bem interessante.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, até um tempo também não fazia o meu... Mas descobri que amo ler livros sobre filosofia, política e história do nosso País e do Mundo.
      Beijos

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...