domingo, 18 de dezembro de 2016

#23 | DICA DE LIVRO | 2016 | Jeni | Através do Espelho - Jostein Gaarder



Autor: Jostein Gaarder
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1998
Páginas: 141


"Do mesmo autor de O mundo de Sofia, essa é a história de Cecília Skotbu, uma menina que vive intensamente. As coisas que vai aprendendo ela anota num caderninho. Ali ela escreveu, por exemplo: "Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos". Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está morrendo. Sua história é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho na vida. Ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós".

Um livro aparentemente simples, porém contendo uma mensagem profunda. Ao tratar á morte muitas vezes não temos ideias de como falar sobre o assunto. No livro você percebe que Cecília esta bem em conhecer o outro lado do espelho. Os familiares estão sofrendo, as lagrimas estão transbordando, eles acham as perguntas de Cecília estranhas.
Ao observar pessoas em seu leito de morte, percebi que coisas que para quem esta com saúde parece simples, para quem sofre com alguma dor, olhar flores, neve, a lua, o sol, as nuvens, se torna algo altamente prazeroso. E quando algum pássaro canta se torna algo extraordinário. Cecília tenta explicar isso, junto com o anjo Ariel.
Os sonhos/esperança  tantos para os saudáveis, tanto para os doentes é alento ao coração.

"Há tanta gente que sofre tanto que talvez eles morressem de tanto sofrer se não tivessem também uns sonhos bons no meio de toda a tristeza".

Esse livro mostra o processo de morte de uma criança. Isso em nenhum lugar do mundo pode ser simples ou sem significado. A dor visto de uma forma diferente e com uma reflexão sobre passagem, de uma vida para outra, pode ser entendido de várias formas, isso vai depender da sua crença.


Beijo Grande e Boa Leitura!
_________________________
É claro que uma das passagem do livro que amei, foi quando a avó de Cecília contou sobre Odin e seus corvos, Huguin (Pensamento) e Munin (Mente). (Claro que amei porque estou assistindo VIKINGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...