quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

#22 | DICA DE LIVRO | 2016 | Jeni | O Mundo Da Criança - Vários Autores


Ano: 1949
Páginas: 200
Editora: Delta

Em busca de tesouros escondido dentro da biblioteca, encontrei esta pérola em formato de livro. Bem antigo, com linguagem bem diferente do que estamos acostumados hoje, mesmo assim seu conteúdo são tesouros em formato de poemas, o livro trás aquela sensação boa, ativa a memoria e te faz viajar, quando você percebe já esta amando cada página que faz referencia aos poemas que ouvimos vovó contar ou alguém recitar.
Ele faz parte de uma coleção formada por 15 livros, e esse é o primeiro. Cada livro segue uma sequência  respeitando o desenvolvimento do leitor, os textos vão ficando maiores e mais complexos, esse exemplar meu filho de quatro anos adorou, quando o sono o pegava e eu dava boa noite, ele chorava e dizia...

- Não mamãe, não estou dormindo, quero que você leia o livro todo - Ele já estava passando a mão no olho para espantar o sono que o dominava. 
- Mas eu termino amanhã meu amor - eu falei.  
- Não mamãe, termina agora.
- Ok, vou ler só mais uma história - falei com olhos pesados de sono. 
- Não, leia um monte - ele falou com aquele olhar penetrante que te faz pensar várias vezes antes de responder. 

Foi assim por três noites, ate terminarmos todo o livro. 
Eu como não lia literaturas assim quando criança (meu pai tinha um certo pre-conceito estabelecido sobre o assunto que norteou toda a minha infância literária, outro dia eu conto para vocês) aproveitei para degustar junto com o Lucas das lindas páginas recheadas de encanto que me levaram ao passado junto com minhas memórias. 
Esse foi um dos poemas que lemos umas 10 vezes, nem precisa falar que foi o que mais gostamos, certo?!

A CASA QUE PEDRO FÊZ*

Esta é a casa que Pedro fêz. 
Este é o trigo 
Que está na casa que Pedro fêz.

Este é o rato, 
Que comeu o trigo 
Que está na casa que Pedro fêz.

Este é o gato,
Que matou o rato, 
Que comeu o trigo 
Que está na casa que Pedro fêz.

Este é o cão,
Que espantou o gato, 
Que matou o rato,
Que comeu o trigo 
Que está na casa que Pedro fêz.

Esta é a vaca de chifre torto,
Que atacou o cão,
Que espantou o gato,
Que matou o rato,
Que comeu o trigo
Que está na casa que Pedro fêz.

Esta é a moça mal vestida,
Que ordenhou a vaca de chifre torto,
Que atacou o cão,
Que espantou o gato, 
Que matou o gato,
Que comeu o trigo
Que está na casa que Pedro fêz.

Este é o moço todo rasgado,
Noivo da moça mal vestida,
Que ordenhou a vaca de chifre torto,
Que atacou o cão,
Que espantou o gato,
Que matou o rato,
Que comeu o trigo 
Que está na casa que Pedro fêz.

Este é o padre de barba feita,
Que casou o moço todo rasgado,
Noivo da moça mal vestida,
Que ordenhou a vaca de chifre torto,
Que atacou o cão, 
Que espantou o gato,
Que matou o rato,
Que comeu o trigo 
Que está na casa que Pedro fêz.

Este é o galo que cantou de manhã,
Que acordou o padre de barba feita, 
Que casou o moço todo rasgado,
Noivo da moça mal vestida,
Que ordenhou a vaca de chifre torto,
Que atacou o cão, 
Que espantou o gato,
Que matou o rato,
Que comeu o trigo 
Que está na casa que Pedro fêz.

Este é o fazendeiro que espalhou o milho,
Que tinha o galo que cantou de manhã,
Que acordou o padre de barba feita,
Que casou o moço todo rasgado,
Noivo da moça mal vestida,
Que ordenhou a vaca de chifre torto,
Que atacou o cão, 
Que espantou o gato,
Que matou o rato,
Que comeu o trigo 
Que está na casa que Pedro fêz.

Ad. De M. L. Figueiredo

Gostaram?
Beijo grande e boa leitura!

________________________________
*Mantive a escrita do livro.

2 comentários:

  1. Parece ser legal, apesar de não ser muito fã de poesia.

    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não pego muitos livros de poesia para ler, mais gostei deste por fazer eu viajar na minha memória.
      Beijos Nana.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...