domingo, 25 de setembro de 2016

#17 | DICA DE LIVRO | Jeni | 2016 | Livros Com Tema Esportivo - N. 01 | Melhor de Três - Angela Carneiro



Autor: Angela Carneiro
Editora: Ática

Ano: 2004
Páginas: 72

Coleção: Vaga-lume Júnior
Seguimento: Literatura Infantil
Faixa etária: 10 a 11 anos
Temas: Futebol e preconceito.


"Ao mudar de bairro, João encontra um campo de futebol. Mas somente alguns privilegiados sócios podem treinar no local. Junto com outro menino, João funda o Canelada Futebol Clube em um terreno cercado que está para ser vendido. Unidos, os amigos resolvem reverter essa situação. E se divertem muito". (Skoob)

A história começa com a vontade de João e Douglas (Gordo) de jogarem futebol. Luíza percebe que os meninos estão falando de futebol e logo dá o ultimato, também vou jogar.
Luíza é a sabe tudo, aquela menina nerd que lê, assiste e ouve notícias de futebol... No livro ela menciona a história do Flamengo, do Garrincha, faz referência a Holanda na copa do mundo de 1974, quando foram chamando de Laranja Mecânica. Ela não para por aí, fala também do Neto e seu problema de peso, do Cafuringa, também menciona as atitudes éticas de Julinho na copa de 1958.
Além das informações que são colocadas de forma leve para o pequeno leitor, a história é muito bonita, de superação, de respeito e trabalho em equipe.
Sempre amei a série vaga-lume, ela tem um forte papel na minha formação como leitora hoje em dia. Pensando na escola/pais esse livro ajuda na construção de uma boa apreciação do esporte, em meio a tanto fanatismo futebolístico, ter boas literaturas para intensificar o seu, o meu diálogo com os alunos é fundamental.

Boa leitura...
Beijo Grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...