sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Por que vale a pena viajar?

Eu tenho um carinho especial pelo mês de janeiro. Além de ser um período de verão, a maioria dos estudantes está de FÉRIAS! Qual é o universitário que não fica alegre, feliz e saltitante quando pensa em férias? Mas eu gosto deste mês também porque, nos últimos anos, este é o período em que viajamos em família. Eu já tinha lido sobre como as viagens nos enriquecem como indivíduos, como nos amplia a visão de mundo etc. De uns tempos para cá tenho experimentado isso na pele.
Viajar nem sempre é fácil. A começar pela arrumação das malas. Eu tenho sempre a impressão de que estou esquecendo alguma coisa ou que aquilo que estou levando não é suficiente. Outra coisa que pode ser cansativa é o processo de deslocamento. Passar horas na estrada ou dentro de um avião pode até ser legal, mas, que é cansativo, isso é! Apesar de tudo isso, conhecer pessoas, comidas, rotinas e paisagens novas continua sendo muito compensador! 
Em nossa última, nós passamos parte das nossas férias em uma região do nordeste do Brasil. Uma região lindíssima do nosso país. O povo nordestino é diferente. Povo que gosta de açaí com farinha, beiju (que aqui é conhecido por “tapioca”), cuxá com carne seca e feijão verde com quiabo. Gente receptiva, amorosa e muito guerreira! Muitos deles sabem lutar para viver. Vivem com muito menos que muitos de nós e talvez, saibam com mais propriedade que nós o significado da palavra felicidade. Outra coisa que chama a atenção é a vegetação. São palmeiras a perder de vista! Isso, sem falar na riqueza do patrimônio histórico de algumas cidades, mas isso é assunto para um outro texto.
Viajar é trazer para casa um pouquinho de cada passeio, uma frase de cada conversa, o gostinho de cada comida; colecionar histórias, momentos, amizades. É aprender sem estudar. Agregar e compartilhar. Cada viagem é uma oportunidade de trazer e ganhar muito mais do que é possível carregar em uma ou várias malas. Trazemos lembranças para guardar para sempre no coração e isso nos constrói. E cá para nós deve ser por isso que faz tão bem! Além disso, as viagens são ótimas para aproximar as pessoas. Viajando a gente tem mais tempo de conversar, cantar, brincar e rir (ou chorar) junto e isso nos une. É muita coisa boa!
Esta ao menos, tem sido a minha experiência. Se eu pudesse dar um conselho a você neste início de ano, seria este: Não deixe de experimentar coisas novas e conhecer outros lugares. Planeje-se para isso e certamente você não vai se arrepender! A vida é muito curta e o mundo muito grande para ficar só dentro de casa. Aproveite bem o seu fim de semana e até o próximo post.

4 comentários:

  1. Penso que viajar é um dos melhores investimentos da vida!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana!! Eu tb estou descobrindo que viajar é um ótimo investimento. Com planejamento dá tudo certo! Obrigada por seu comentário! Beijo

      Excluir
    2. Nana!! Eu tb estou descobrindo que viajar é um ótimo investimento. Com planejamento dá tudo certo! Obrigada por seu comentário! Beijo

      Excluir
  2. Adoro também Nana, pena que falta dinheiro para ir em todos os lugares que quero conhecer.
    bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...