quinta-feira, 16 de abril de 2015

O Meu Pé De Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos.



José Mauro de Vasconcelos nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1920, faleceu em São Paulo, em 1984. Sua extensa obra fez dele um clássico da literatura brasileira do século XX. Atualmente, seus livros são publicados em toda a América Latina, Europa, Japão, Coreia, China, Turquia e Tailândia. No Brasil, seu livro mais famoso é o desta resenha, "O Meu Pé De Laranja Lima", já virou novela de televisão, filme e peça teatral. É também um relato autobiográfico. 
Esse é o meu 9º livro lido este ano. Metas atualizadas - AQUI-.

Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Ano: 2009
Páginas: 190
Literatura infantil brasileira


Zezé é um menino de cinco anos , que tem dois irmãos e três irmãs, Totoca (Antônio), Luiz, Godóia (Glória), Jandira e Lalá.
Em meio ao um mundo hostil, Zezé usa sua imaginação para mudar sua realidade, seu quintal era dividido em três brinquedos, o Jardim Zoológico, a Europa e Luciano. O primeiro brinquedo era um galinheiro, cada galinha era um bicho diferente na cabeça do menino. O segundo brinquedo a Europa, era onde eles brincavam de bondinho do pão de açúcar, fazia isso com barbante e papelão. O ultimo brinquedo era Luciano, que não passava de um morcego, na imaginação do menino, Luciano era um aeroplano. Tudo que ele imaginava vinha das histórias contadas pelo seu tio Edmundo.
Seu pai estava desempregado por mais de oito meses, não conseguindo pagar o aluguel da casa onde moravam, então eles são obrigados a mudar de casa. É exatamente nesta nova casa que Zezé encontra seu mais novo amigo, Minguinho, seu pé de Laranja Lima. 
Minguinho se torna seu melhor amigo, eles conversam de tudo. 
Foi para Minguinho que Zezé contou seu maior segrego, que tinha achado um novo pai, Manuel Valadares, o Portuga. 
A vida se tornava cada dia mais difícil quando ele fazia suas artes, seu pai e irmãos não deixava passar nenhuma traquinagem sem uma surra. Zezé aprendeu cedo de mais as verdades da vida, as dificuldades o deixaram um adulto precoce. 

Esse foi um dos melhores livros que li na vida. Me ensinou lições preciosas, muitas vezes as crianças problemáticas são as que precisam de mais afeto. 


Beijo Grande! 

2 comentários:

  1. Um dos livros da minha infância e da minha adolescência. Chorei horrores lendo...
    Beijo!
    Eduarda, do Maquiada na Livraria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse livro é muito fera. Adorei. Confesso que tive que parar a leitura várias vezes para não chorar em público, mesmo assim, foi impossível controlar as lágrimas!
      Beijo Grande!

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...