segunda-feira, 23 de março de 2015

#Comportamentos #Empatia

Hello, Guys!

Como estão? Vamos a mais um post nesta nova semana que com a graça de Deus será linda :D


Em minhas pesquisas neste final de semana na internet, encontrei uma reportagem interessante e de derreter qualquer coração de gelo.
Os amigos Jia Haixia e Jia Wenqi, ambos de 53 anos, transformaram a paisagem do pequeno vilarejo de Yeli, no nordeste da China, ao plantarem mais de 10 mil árvores ao logo dos últimos dez anos. Mas esse fato não seria notícia se você não soubesse que Haixia é cego e Wenqi tem os dois braços amputados.

Unidos e sem emprego devido às suas limitações, eles conseguiram arrendar 8 hectares de terra do governo e começaram a replantar as árvores. A intenção era restaurar um ambiente árido, cheio de pedras e ervas daninhas, e proteger o vilarejo de inundações. Assim, eles ainda conseguem uma pequena renda.

É difícil visualizar esses dois trabalhando, pois eles formam uma dupla improvável, principalmente para uma atividade como o plantio de árvores. Mas, depois de anos de convivência, os amigos aprenderam a trabalhar juntos para superar as deficiências individuais.

Isso me fez pensar em mais um de nossos comportamentos, dessa vez, algo bom, uma capacidade psicológica que temos de sentir o que a outra pessoa está sentindo ou sentiria se tivesse em determinada situação, ou seja, a empatia.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, nos torna aptos a compreender porque as pessoas agem como agem ou porque tomaram essa ou aquela decisão. Além disso, a empatia desenvolve em nós a habilidade de ajudar outras pessoas.

"A empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é maioritariamente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. "

Quer saber onde mais encontramos um exemplo tão lindo de empatia? Ah, vc já sabe né? É na Bíblia: 1ª Pedro 2:21: "Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos."

Não há exemplo maior do que o de Cristo, que simplesmente morreu em nosso lugar, afim de carregar sobre ele as nossas iniquidades para que pudéssemos segui-lo. Não há amor maior do que este! Por isso, de igual modo, precisamos olhar para o nosso próximo com empatia, com sentimento, disposto a ajudá-lo e assim seguir os passos do próprio Cristo.

Uma ótima semana, minha gente! Bjooo



Fonte: http://www.significados.com.br/empatia/ - acessado em 23/03/2015
http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/em-10-anos-homem-cego-e-amigo-biamputado-plantam-mais-10-mil-arvores/ - acessado em 23/03/2015
https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1pe/2 - acessado em 23/03/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...