segunda-feira, 5 de janeiro de 2015


5 clássicos nacionais para
você ler em um dia

Não se assuste com a palavra "clássico": os livros abaixo não vão demandar um esforço extraordinário para que você os leia e goste deles.


O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define a palavra clássico como: "obra ou autor que, por sua originalidade, pureza de expressão e forma irrepreensível, constitui modelo digno de imitação." Perceba que os termos "longo" e "chato" não são utilizados.
Boa literatura não precisa ser difícil nem demandar dias e dias de leitura e reflexão. Há muitos clássicos, consagrados pela crítica literária, que podem ser facilmente devorados em um dia (se você acordar cedo e não tiver muita coisa para fazer). Separamos abaixo textos que, apesar da qualidade e originalidade, são curtos e relativamente fáceis de entender.

O Alienista, de Machado de Assis
O Alienista, de Machado de Assis
Esse livro é perfeito para quem ainda não leu nenhuma obra do autor. Os conhecedores de Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas - mais famosos -, talvez estranhem um pouco o tom, que se aproxima mais dos contos machadianos do que de seus romances. Conta a história de um médico que, ao estudar os limites entre loucura e normalidade, desperta amor e ódio nos moradores da cidade onde vive.
88 págs., Ed. Ática, tel. 11/4003-3061, 25,90 reais

Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Vidas Secas, de Graciliano Ramos
O livro acompanha uma família que transita pelo semiárido em busca da sobrevivência. Cada capítulo narra um episódio da trajetória de Fabiano, Sinha Vitória, menino mais novo e menino mais velho. Destaque para o capítulo "Baleia", favorito de quase todos os leitores. A construção dos personagens é um ponto forte da obra. Sem usar muitos adjetivos - o que deixaria o texto poluído -, Graciliano Ramos descreve cada personagem com precisão.
176 págs., Ed. Record, tel. 21/2585-2002, 35 reais

Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto
Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto
Também sobre a vida na seca nordestina, esse poema em forma de peça teatral (ou peça em forma de poema?) conta a história de Severino, que parte em busca de uma vida melhor no litoral. A caracterização da vida "severina", feita durante a jornada do protagonista, é um retrato preciso e cruel da realidade no semiárido. Infelizmente, se você realmente quiser lê-lo em um dia, talvez não haja tempo para refletir sobre as questões colocadas pelo autor. Então, a gente autoriza que você trapaceie e use um ou dois dias a mais.
176 págs., Ed. Alfaguara, tel. 21/2199-7824, 36,90 reais

A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado
A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado
A capacidade de descrever a Bahia sem apelar para uma linguagem erudita demais é uma das mais controversas características do autor. Amado pelo público e odiado por parte da crítica, seus romances são divertidos e muito prazerosos de ler. Em especial este: o cadáver do boêmio Quincas Berro D’Água é sequestrado pelos colegas de farra que acreditam que ele está vivo. Assim, o falecido curte uma noite de aventuras e acaba morrendo uma segunda vez.
120 págs., Ed. Companhia das Letras, tel. 11/3707-3500, 26,50 reais

A Hora da Estrela, Clarice Lispector
A Hora da Estrela, Clarice Lispector
Você é um dos fãs dá página do Facebook Clarice Lispector Frases? Que tal aproveitar o tempo livre e ler algo um pouco mais longo? Este romance é uma das grandes obras da autora. Conta a história da datilógrafa alagoana Macabéa. Na prosa densa, típica de Clarice, há espaço para reflexões de diversos tipos: o papel do migrante, sua condição social e o papel do próprio escritor na sociedade.
88 págs., Ed. Rocco, tel. 21/3525-2000, 20 reais

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/especial-ferias-livros-classicos-faceis.shtml - acessado em 05/01/2015

Nota: Gostaram das dicas da Revista Escola? Eu adorei, dá pra ler 1 livro por dia, se vc está de férias é bom aproveitar! Legal né?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...