domingo, 21 de dezembro de 2014

A Elegância do Ouriço - Muriel Barbery


Olá amigos. Temos mais uma resenha de livros, antes deste ano acabar.
Este livro peguei emprestado da Isabela kanupp do blog Para Beatriz.
Esse é o meu 37º livro lido este ano. Minha meta de ler 30 livros, ficou lá trás, estou super feliz com esse resultado. Já estou me preparando para o próximo ano.
Metas atualizadas - AQUI -

Autora: Muriel Barbery
Editora: Companhia Das Letras
Ano: 2008
Páginas: 350
Romance Francês

A história se passa em volta de duas personagens principais, Paloma uma adolescente calada, pensativa e que vai se suicidar quando ela fizer 13 anos, isso será no dia 16 de Junho. Mas não será de qualquer jeito. Ela então começa a escrever um diário, que o chama de pensamentos profundos, relatando tudo o que observa, desde do seu pai que é deputado ler o jornal e tomar o seu café. Do jeito da sua mãe, que tem doutorado em Letras, fazer referências comparando personagens literários com as filhas, até pensamentos sobre assistir esportes.  Ao pensar na morte, ela vai criando uma teoria, de que não se deve morrer de qualquer jeito, o melhor é morrer construindo. OI? Pois é. Por trás deste pensamento tem sempre uma filosofia. Ao meu ver deixando a leitura enfadonha e cansativa no primeiro momento. A leitura da uma empacada no começo, mas depois vai desenrolando e ficando interessante a cada página.  
Ainda falando sobre a primeira personagem, Paloma, que é apaixonada pelo cultura japonesa, é rica e possui dois gatos o Constitution e Parlement, por esses nomes vocês já podem imaginar as referências dela e como ela é nerd. Bom, ela despreza toda a riqueza que sua família possui, sendo assim, horas antes de morrer ela vai colocar fogo no apartamento onde mora, para mostrar para os pais, que não é o dinheiro que importa. E vai se matar na casa da avó. MENINA LOUCA?! Foi o que eu pensei quando comecei a ler o livro. Ela acredita que existe beleza na morte. 
A segunda personagem que mencionei é a Renée, que tem 54 anos e é zeladora de meia-idade culta e desconfiada. Ela se descreve como baixinha, gordinha, entre tantas coisas, também viúva. Ela mora em um quartinho junto com o seu gato Leon,  no prédio de luxo Número 7 da Rue de Grenelle, onde Paloma também mora.
Renée só tem uma amiga, Manuela, que é a faxineira do prédio, que sempre a mantém informada de tudo o que acontece. Assim como Renée, Manuela também é pobre. 
Renée é inteligente, lê literaturas importantes e adora Marx. Ela é grossa com as pessoas, e nunca demostra seu conhecimento, ela quer continuar sendo a concierge, simplesmente. Daí que vem o nome do livro, o ouriço sendo uma figura de Renée por fora, e quando a conhece de verdade percebe sua elegância.
A vida neste prédio continua sendo a mesma até a chegada do senhor Kakuro, um homem japonês muito rico, com a idade aproximadamente dos 60 anos.
A reforma que Kakuro faz no seu apartamento faz o prédio pacato ter novidade, todos queriam saber como estava ficando, sendo assim, as desculpas para olhar o apartamento dele são várias. Porém Renée continua querendo manter distância.
Entretanto, quando Kakuro descobre o nome do gato de Renée, ele desconfia que ela não seja simplesmente uma concierge grossa. Ele descobre que o nome do gato é referência a Leon Tolstoi.
Kakuro também começa a ter contato com Paloma, que é apaixonada pelo Japão.
Depois destas mudanças, como o prédio da Rue de Grenelle vai ficar? Renée, será desmascarada, Paloma vai encontrar um sentido para continuar viva? 
Só tenho uma coisa para falar, esse é aquele livro que você precisa saber o final para poder apreciar toda sua beleza. Para os fortes que forem até o final do livro, voltem aqui e me contem o que acharam, se valeu a pena ou não, ir até o fim?
Eu só tenho que agradecer a Isabela pela indicação desta obra, que foi construída de uma forma encantadora, cada pensamento profundo da Paloma ficou martelando minha cabeça. Achei isso fantástico.



Boa leitura. Beijo Grande!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...