terça-feira, 7 de outubro de 2014

Palavra Esquisita Significado Interessante#3

Olá Galera, tudo Jóinha?

Na cidade que eu nasci, a maravilhosa, espetacular, deslumbrante, estonteante e inigualável Presidente Epitácio-SP (Ganhou como o Pôr do Sol mais bonito do Brasil pelo Fantástico), ocorreu um caso interessante que os mais velhos relatam para entreter a meninada que na época não tinha acesso à tecnologia.

Numa certa feita apareceu pela redondeza um rapaz Glabro parecia de origem indígena, procurando emprego e um local para se alojar, como de costume a Família De Paula o acolheu permitindo a sua acomodação num quartinho aos fundos da casa. A atividade principal da família era pesca, no farto Rio Paraná, o moço esforçado logo aprendeu com esmero essa atividade, e aquele de aparência tímida no rio se tornava um autêntico Pabola, contando piadas e histórias que ele mesmo inventava.

O Rapaz, se apaixonou pela filha mais nova do seu Zé de Paula, e aos poucos ele estava encantando a moça, com seus elogios e pequenos presentes, e toda vez que ela recebia esses mimos lhe dava um beijo no rosto que o deixava com as bochechas rubras. Percebendo a onde isso iria terminar seu Zé de Paula chamou o rapazola para descobrir quais eram as intenções dele com a sua filha, meio desajeitado o rapaz disse que era grato por tudo que a família De Paula havia feito pra ele e que passaria uma vida e não conseguiria pagar essa dívida, e como retribuição ele faria a sua filha mais nova a moça mais feliz do mundo, o Patriarca da Família o fitou com olhar penetrante não dando chance para ele mentir e perguntou, você é Inupto? Nós não conhecemos o seu passado e precisamos ter certeza com quem a nossa filha está enamorada, o rapaz expressou um sorriso de canto e disse um sim, com muita firmeza, eu sou.

Os dois se casaram e tiveram nove filhos sendo quatro meninas e cinco meninos, e foram felizes para sempre, nessa hora a criançada estava fazendo a maior bagunça no colo do velho e uma das netas o questionou: “Que legal vovô, essa é a sua história de como você conheceu a vovó?” Com o mesmo brilho nos olhos e aquele sorriso de canto ele respondeu, sim, essa é a nossa história, a história da nossa família.

Let’s go, vamos aos significados, para facilitar a compreensão:

Glabro – É um adjetivo e tem por significado, Sem pelos, ou sem barba.

Pabola – É o adjetivo dado a um Fanfarrão, mentiroso.

Inupto – Essa palavra vem do Latin Inuptu. É um adjetivo dado a para aquele que não é casado ou matrimoniado, solteiro, celibatário, ínubo.

Essa foi a história de hoje, um forte abraço e até a semana que vem.

Valeu, Falou.


OBS: Todos os significados das palavras descritos neste texto foram extraídos do dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 2ª Edição 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...