domingo, 5 de outubro de 2014

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll


Olá, povo lindo! Hoje é domingão, dia de resenha de livros. 
Esse é meu 27º livro lido este ano. Metas atualizadas -AQUI- Estou chegando na reta final. |\O/|
Estou feliz, pois esse livro também faz parte do desafio de leitura da Rory Gilmore. -VEJA AQUI- Computando 7º livros lidos. 



Autor: Charles Lutwidge Dodgson
Título Original: Alice's Adventures in Wonderland and Through the Looking Glass
Lançamento: 1998 (1864 - Alice recebe de Carroll a história contada em formato de livro manuscrito, com 37 ilustrações do autor.)
Ano desta edição: 2010
Páginas: 111
Literatura Infantojuvenil

Alice vê um coelho branco de olhos rosa, passar correndo, falando que esta atrasado. Intrigada com aquilo, ela segue o Coelho, mal percebe que ele esta carregando um relógio de bolso e esta de colete. 
O Coelho Branco entra em uma toca, Alice também entra, e a aventura começa.
Ela vai caindo, caindo, caindo, caindo, até chegar no salão de várias portas. 
Para Alice entrar e sair de onde deseja ela passa por varias transformações de tamanho (talvez, simbolizando os altos e baixos da vida???), ela conhece várias criaturas, como uma Lagarta Azul, o Gato de Cheshire, uma Lebre de Março, um Chapeleiro Maluco, uma Rainha e Rei de Copas, uma Duquesa, uma Falsa Tartaruga e um Grifo.
As ilustrações em alguns momentos tem função descritiva, pode ser observado na hora que o autor fala do Grifo, ele usa a imagem para mostrar sua forma. É um livro que necessita de ser ilustrado, não da para abrir mão. 
Alice esta presa no País das Maravilhas, e agora, como ela vai sair de lá? 

Essa obra nosense (absurda), é mais complexa do que se imagina, se você for ficar na leitura superficial do texto, vai perder o que a obra quer dizer nas entrelinhas. 
É importante saber que a história foi feita para uma menina chamada Alice, que a convite de Carroll, passava tardes com ele ouvindo suas histórias. 
Se você não quiser saber o lado negro da coisa, é só parar a leitura e ficar na inocente versão passada para você. Agora, se você é como eu, vai ler todo o texto. 
Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, gostava de menininhas, ele convidava várias para passar a tarde com ele e depois as convidava para ir até sua casa.  "Alice foi sua favorita durante muitos anos (até completar 12 anos). Ele não somente a apreciava pela sua idade, mas pelo seu alto nível social, boas maneiras e inteligência.  É sabido que sua preferência por garotinhas de alto nível social se devia ao fato destas serem mais inocentes, assim sendo, menos capazes de compreender e fazer objeções - não entendendo bem o que acontecia, não representavam perigo, o que significava dizer que ele não se sentia em perigo. Uma de suas antigas amiguinhas, que é hoje (1990) dona de um bordel, conta como Carroll a convidava para passeios, a levava ao dentista e depois a pedia para ir a sua casa e posar para fotos. Fotografar era seu hobby. um hobby estranho - tirar fotografias de garotinhas despidas. Levava horas com cada foto,colocado a criança na posição correta, levantando ou abaixando seu queixo, colocando suas pernas na melhor posição, etc. E, entre uma foto e outra, oferecia bolo e sorvete a sua pequenina modelo! Esta sentava nua no seu colo, brincando enquanto comia"¹.
Oi?!
Acreditem se quiser. O homem era pervertido. 
A história tem tudo a ver com a época em que Carroll estava vivendo, um exemplo é o Chapeleiro Maluco, que é um personagem usado para falar do mercúrio que os chapeleiros da época usava e que causava alucinações. 
"Em ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS temos uma estória cheia de simbolismo que, quando trazidos à luz e analisados,revelam a personalidade psicopática do autor. Seu questionável comportamento sexual com garotinhas que na época foi negligenciado, seria encarado hoje como abuso sexual"¹.

Foto da Alice que serviu de inspiração para Carroll 
"Em 1932 Alice, a heroína dos livros de ALICE, foi convidada a receber o título Doctor Ronoris Cause na Universidade de Columbia em New York Estados Unidos, em honra ao livro ALICE, de Lewis Carroll"¹.

Livro em PDF - AQUI-

Beijo Grande!

______________________________
¹http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/artigo%207(1).pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...