segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Vendo além do céu escuro

Gente, como estão vocês? Eu estou muito bem graças a Deus!

Esta noite parei pra olhar o céu e tive uma surpresa muito agradável. A lua estava cheia. Sempre fui fã de observar os astros e pensar na grandiosidade de tudo isso, pois muitas vezes olhamos mas não enxergamos, não vemos como é linda a criação.

Há alguns anos (muiiiiitos anos, hehe) tive a oportunidade de observar a lua através de um telescópio, e me lembro como se fosse hoje a pessoa que estava nos orientando dizendo que os "buracos" que víamos na lua poderiam medir o tamanho do Brasil! Uau! Isso realmente é difícil de se imaginar.

Já vi eclipses lunares também, quando éramos crianças, a minha família toda dormia no quintal de casa para ver o tal do eclipse lunar, que não é tão comum. A experiência foi maravilhosa.

A Lua, o único satélite natural da Terra, é o quinto satélite em tamanho, mais de dois-terços do tamanho de Mercúrio, e mais de três vezes maior do que o maior dos asteroides. Tem, de fato, um quarto do tamanho da Terra, com um diâmetro de 3476 km.

As pessoas muitas vezes se referem ao "lado escuro da Lua", mas ele não existe. O Sol ilumina todos os lados da Lua enquanto ela gira. Entretanto, existe um "lado distante da Lua" que nunca é visto aqui da Terra. Com o passar das eras, as forças gravitacionais da Terra reduziram a rotação da Lua sobre seu eixo até que o período rotacional fosse exatamente igual ao período de sua órbita em torno da Terra.
Você pode simular este efeito usando dois objetos redondos, como bolas. Mantenha uma das bolas estacionária, para representar a Terra. Mova a outra bolsa em volta da "Terra" sem mover seu pulso. Você verá que pessoas na "Terra" vêm todos os lados da "Lua". Entretanto, se você girar a "Lua" na sua órbita em redor da "Terra", você pode ver que você pode ajustar a rotação de modo que somente um lado da "Lua" é visto a partir da "Terra". É por isto que as formas na face da Lua nunca mudam.

Gostou? E você, já deu uma olhadinha na lua hoje? Contemple essa beleza, vale a pena!

Bjos e até a quinta no nosso vlog!


Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/moon/lua.htm - acessado em 08/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...