terça-feira, 23 de setembro de 2014

Palavra Esquisita, Significado Interessante#1

Olá Galera, tudo Jóinha? Estamos iniciando a série Palavra Esquisita, Significado Interessante.

O Português é um idioma rico e complexo, diariamente você pode ouvir palavras que faz pouco ou nenhum sentido, por isso aprender este idioma corretamente mesmo que seja a sua língua materna é um desafio de estrema importância, inclusive é comum alguns processos seletivos para preenchimento de vaga de emprego, perguntar o nível que a pessoa está de domínio dessa língua.

Se o seu best friend (melhor amigo)  fizesse a seguinte alegação “Nossa fulano hoje você está um tanto Atarantado”, o que você diria? E se ele continuasse e lhe fizesse um convite “Já que você está atarantado, eu vou te levar para comer uma Burundanga”, você iria com ele comer a tal da burundanga? Após comer a burundanga o seu amigo te olha e diz “Pensei que ao comer você ficaria melhor e não um Brochote, como você está agora”, e ai, o que fazer? Só será possível se você conhecer o significado das palavras, vamos lá elucidar essas palavras.

Atarantado significa Aturdido, Atrapalhado, Estonteado, a frase refeita sairia assim “Nossa fulano hoje você está um tanto atrapalhado”, é possível que você concordaria com ele, e acrescentaria “Já tive momentos melhores que estes”.

Burundanga significa palavras confusas, mistura de coisa imprestáveis, cozinhado malfeito, poderíamos reescrever a segunda afirmação assim: “Já que você está todo atrapalhado, eu vou te levar para comer um cozinhado malfeito”, isso é coisa de amigo, nunca perde uma oportunidade para mofar com a sua cara.

Brochote tem por significado João-ninguém, Rapazola, atrevido, logo essa frase poderia ser refeita da seguinte forma: “Pensei que ao comer você ficaria melhor e não um João-ninguém, como você está agora”.

Comunicar-se assertivamente tem se tornado algo cada vez mais difícil, mas com um pouco de prática é possível fazê-lo bem, já dizia o saudoso Chacrinha “Aquele que não se comunica se Estrumbica”.

Não quer se dar mal?! Continue acompanhando os nossos posts, um forte abraço e até a semana que vem.

Valeu, falou…


OBS: Todos os significados das palavras descritos neste texto foram extraídos do dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 2ª Edição 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...