terça-feira, 19 de agosto de 2014

Porque Estudar História?

Olá Galera tudo Joinha?!

Que bom podermos separarmos alguns minutos para reflexão.

No último post falamos sobre a bíblia, e como ela é dividida em 5 partes sendo em livros Históricos, Poéticos, Proféticos, Evangelhos e Cartas. Hoje vamos falar sobre os livros históricos.

No meu 2º ano do ensino médio a Profª. Mayla dava aula para mim de história no CEFAM de Presidente Venceslau, ela era uma ótima professora, mas eu não estava num bom dia, e pra mim aquela aula estava insuportável, enquanto ela explanava sobre a descoberta do Brasil e o tipo de colônia que nós fomos. eu a interrompi de supetão e perguntei “Professora, por que estudar história?”. Certamente ela não esperava essa pergunta, principalmente vindo de mim, afinal eu era muito tímido nas suas aulas, ela tentou me responder, mas parecia que sua convicção sobre a necessidade das aulas de história estava se esvaindo, alguns alunos tentaram ajudá-la sem muito sucesso, retomamos as explicações e transmissão de informação, daquele dia em diante eu sempre me deparo com essa questão, “O Por que estudar história?”.
A primeira parte da Bíblia são os livros históricos, são estes Genesis, Êxodo, Levíticos, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester e Atos dos Apóstolos, os livros históricos entende-se 90% da forma a qual foi escrito e cerca de 10% diferente do que está escrito.

Deus revelou na sua palavra a origem do gênero humano conforme descrito em Genesis, a escolha Abraão um semita para manter a Adoração ao Deus verdadeiro, como os seus descendentes se tornaram uma grande nação e devido a uma grande fome na terra, desceram ao Egito e ali foram sustentados por José, que tem uma história de superação extraordinária.
O Livro do Êxodo, conta a saída turbulenta do povo de Israel do Egito, descrevendo de forma épica o embate do Deus verdadeiro, punindo com 10 pragas os deuses falsos que dirigiam a vida dos egípcios, na última a praga a morte dos primogênitos, Faraó permite a saída do povo e estes se vão, mas passado alguns dias ele se arrepende, afinal os Hebreus eram escravos e sem eles os seus grandes empreendimentos que estavam sendo construído não poderiam terminar. Com um grande exército Faraó marchou atrás daquele povo, que dirigido chegarão ao Mar Vermelho, sem ter para onde ir, Deus naquela noite abre o Mar e os guia em terra seca e todos os seus perseguidores, morrem afogados.

No Livro de Atos no novo testamento, temos a história do surgimento da igreja de Cristo e como ela se organiza, é relatado por Lucas, a pregação do evangelho aos Judeus e Gentios, estes relatos traz história como o batismo de mais de 5 mil pessoas pela pregação de Pedro, a Morte de Estavão, a Conversão de Saulo e outros.
Retornamos a pergunta “Por que estudar história”? Porque pela história eu vivo o passado, reescrevo o presente e mudo o futuro, não existiria o presente e futuro sem a história, a história nos dá a oportunidade de entender como chegamos até aqui e nos permite fazermos a diferença.

No capítulo 2 de do Livro de Daniel de escreveu a história da humanidade, o nosso Deus, é um escritor de história, mas o seu maior anseio é escrever a história da sua vida, Ah, e se Ele a escrever certamente essa finalizará de forma feliz, afinal é o escritor que define como a história deve terminar.
Deus tem escrito a história da minha vida, e sem medo de errar, foi a melhor escolha que fiz na minha vida, não acabaram os problemas, mas sempre há uma solução, em toda dificuldade o Senhor estende a mão, a cada dor, o Pai concede um lenitivo, pra toda angustia Ele nos dá a sua Paz.

Deus se revela na história,  e hoje Ele que se revela na história da sua vida, entregue o papel a Caneta ao Senhor e Ele vai te apresentar as histórias mais lindas, as suas histórias.
Um Grande Abraço e até a semana que vem, com mais Reflexão.

Um comentário:

  1. Nunca gostei de história, mas lendo seu post até parei pra pensar não há como viver um presente, sem pensarmos no nosso passado.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...