terça-feira, 26 de agosto de 2014

Poesia que deixa Saudade...

Olá Galera tudo Joinha? Vamos a reflexão do dia!

Em 1843 na cidade de Coimbra em Portugal, Gonçalves Dias escreve um lindo Poema chamado Canção do Exílio (esse é o meu preferido), onde ele contrasta a paisagem europeia com a do Brasil, que se segue a baixo na integra.




Canção do exílio
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

A segunda parte da Bíblia são os livros Poéticos, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares e Lamentações. Deus também escolheu a forma poética para revelar o seu amor e bondade ao ser humano.

O livro de salmos por exemplo, está repleto de mensagens de ânimo e proteção para as pessoas que estão passando por dificuldades, como Salmos 23, 91, 121 e outros, essa forma escrita revela um Deus próximo e terno com suas criaturas vacilante, um Deus compassivo que luta pelos seus, um Deus que sente saudade de chamar as suas criaturas de filho.

Assim como Gonçalves Dias sentia saudades do seu País, nós devemos sentir falta da nossa pátria e ao contrastar as realidades eterna respirar a atmosfera desse novo lar.

Deus alcança corações com a poesia bíblia quebra preconceito e infunde nova vida, que a poesia inspirada mostre o quanto é gostoso se deliciar dos versos destes livros que a providência protegeu ao longo das eras até chegar a nós.


Um Grande Abraço e até a semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...