terça-feira, 1 de julho de 2014

Parábola do Joio

Olá Galera tudo bem com vocês? Animados com a Copa do Mundo?

Bem hoje vamos refletir um pouco sobre a habilidade de Jesus em contar histórias e como isso atraia as multidões.

Na arte de explicar conceitos complexos especialistas sugerem formar imagens mentais das atividades desenvolvidas pelos ouvintes para que estes possam relacionar o que está sendo dito com a sua vivência, e por ser uma arte deduz-se que não é algo fácil de ser fazer, requer habilidade, amplo domínio da língua materna e principalmente empatia.

É possível nós vermos Jesus claramente aplicando estes princípios na parábola do joio que se desenvolve da seguinte forma: Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”. Mateus 13:24-30

Ao ensinar por histórias/parábolas Jesus chamava a atenção dos ouvintes, lembrem-se que naquela época, não havia rádio, televisão, youtube e outras mídias modernas, logo contar e ouvir histórias fazia parte do dia a dia daquelas pessoas, e era tão comum que os gregos ao criar a sua mitologia, usaram as estrelas como uma forma primitiva da dramaturgia ao ar livre e assim as massas eram entretidas.

Jesus contava história com tamanha maestria que as pessoas deixavam a suas residências, andavam vários quilômetros a pé e passavam dias ouvindo o mestre nazareno, mesmo sem terem o alimento necessário para aquele período, certamente Jesus tinha uma habilidade muito especial para as multidões não medirem esforços para ouvi-lo.

 A linguagem de Jesus era simples e clara que até uma criança poderia entender, no entanto a sua capacidade intelectual era tão notoriamente superior que Ele falava com os eruditos de sua época e os deixavam atônitos, perplexos diante dos exemplos e explicações que o Jovem mestre oferecia diante dos embutes colocados por eles.
Por saber falar com todas as classes, Jesus formava admiradores dentre os seus ferozes inimigos, que mesmo odiando não podiam negar essas habilidades latente de encantar as pessoas com as suas palavras e principalmente por sua vida interessada em fazer os outros felizes.

Talvez a característica mais marcante na vida do Mestre seria a empatia, quando ele contou a parábola do joio, estava diante dele muitas pessoas que haviam plantado trigo e quer aguardavam ansiosamente a colheita, e muitas das colheitas passadas haviam sofrido com o joio/palha que crescerá junto com o trigo, e muitos deles perderam parte de sua colheita por terem agido precipitadamente e tentado retirar o joio antes da época, ao contar essa história eles lembram da sua insensatez e perceberam que Jesus falava aquilo que eles próprios  haviam vivido.

Jesus ganhou a simpatia e o coração dos seus ouvintes, muitos que ali estavam, anos depois morriam como mártires confiando nas histórias que ouvira do Mestre Galileu.

Ainda hoje Jesus toca os corações, transforma vidas com suas histórias, ensina as pessoas a viverem nesta terra de forma tão sublime que o céu torna-se uma extensão da vida terrestre, sempre há lugar para mais trigo na seara do mestre, se ainda não experimentaste o pedacinho do céu aqui na terra, não perca mais tempo, gaste tempo a partir de hoje lendo e ouvindo as histórias do Grande Mestre Jesus.


Um forte Abraço e até a semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...