quinta-feira, 31 de julho de 2014

Lista de Filmes Com o Tema Educação | Em Construção...






Olá, quem aqui adora filme? |\O/|
Uma noite fresquinha como essa, merece uma sessão de filme. Nada melhor, do que filmes que possa levar a uma reflexão. Pensando no assunto, o blog buscou algumas listas que ira fazer você pensar, sobre a visão de mundo dos professores, sobre questões históricas e muito mais. 
A cada dia que se passa a lista cresce...
Vou colocar aqui a lista, para vocês, e também os que assisti e gostei. Irei atualizar assim que for assistindo e colocar de forma resumida um pouco de como é o filme.
Preparem a pipoca, apague as luzes e vamos assistir.


FILMES COM O TEMA EDUCAÇÃO





1. Além da Sala de Aula (2011) - Resenha Aqui -

Esse é aquele filme inspirador, que faz você pensar em ser melhor sempre. Que te motiva e trás o que talvez esquecemos no nosso dia a dia, de que temos o poder de fazer um aluno crescer ou decair, também tem o lance da resiliência.








2. Sementes de Violência (1955) - Resenha Aqui -

Esse filme é em preto e branco, antigo sim, mas pode se dizer que ainda é muito, mas muito pertinente, acho que aluno é do mesmo jeito, não importa a época. Tem os que gosta de estudar, os que só querem brigas, os que fazem da escola seu comercio, os que são líderes natos, os que se comportam como palhaços e etc.
 E um professor novo, naquela época talvez seja bem parecido, com o dessa, seus medos e sua vontade de aplicar a teoria na sala de aula, suas frustrações e coisa e tal.




3. Waiting For Superman (2010) - 


É um documentário dirigido por Davis Guggenheim, traduzido no Brasil como, Esperando pelo Super Homem. A produção mostra as falhas do sistema  de ensino americano. No filme eles acompanham as dificuldades de algumas crianças ao tentar entrar em uma escola, o sistema de ensino público dos EUA esta em uma fase difícil, onde gerações de crianças estão perdendo oportunidades na vida.  Esse é um filme que merece reflexão e mostra que talvez exista uma solução. 





4. Escritores da Liberdade (2007) -


Para mim, esse é um filme inspirador, poético e edificante. Como de praxe, os melhores filmes é oriundo de grandes livros.   O livro que inspirou esse filme é o The Freedom Writers Diaries, que é um diário da professora Erin Gruwell e seus diversos alunos.
O filme começa com Erin pegando uma turma problemática em uma escola que já os tinham como os sem solução. O começo foi difícil estabelecer uma comunicação com os alunos. Pois os mesmos tinham a imagem da professora como a representante do poder branco existente no país. Erin, através de um projeto de escrita e leitura, consegue estabelecer uma comunicação com os alunos. Eles começam o projeto com o livro o Diário de Anne Frank, temas como preconceito é trabalhado com os alunos na forma mas livre, pois são eles através dos seus relatos que conseguem observar que o preconceito vai muito além da cor.  Ele pode afetar a todos.




5. Sociedade dos Poetas Mortos (1989) -

Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.
Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.
Acredito que o maior presente que alguém pode dar para a outra, é o de torná-la reflexiva e questionadora. Imagine se descobríssemos bem cedo o que nos move e faz sentindo para a nossa existência? Teríamos pessoas mais competentes e satisfeitas com a posição que exerce.
Esse filme fala sobre isso, sobre escolhas, sobre pressão psicológica, sobre o poder de um professor nas vidas dos seus alunos.

"Fui para os bosques viver de livre vontade.
Para sugar todo tutano da vida.
Para aniquilar tudo que não era vida e para quando morrer, não descobri que não vivi"  H.D.T

6. Corrida para Lugar Nenhum (2010) -
7. Pro dia nascer feliz (2006)



8. A onda (2008) - Resenha Aqui -

Um professor fica responsável por lecionar aulas sobre autocracia para uma turma de ensino médio. Para conseguir a atenção e o interesse dos alunos, o professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e da ditadura. Porém, esse experimento vai além dos limites e acaba desencadeando consequências inesperadas.





9. Ser e ter (2002)
10. The Wall (1982)
11. Entre os muros da escola (2009)
12. Ao mestre com carinho (1967)
13. Ao mestre com carinho 2 (1996)
14. O Triunfo - a historia de Ron Clark (2006)
15. O Clube do Imperador ()




16. O Grande Desafio (2007) -

Melvin Thompson (Denzel Washington) é um eloquente professor que possui um grupo famoso de debate na faculdade de Wiley College, no Texas. Em 1935 os negros passavam por uma ferrenha opressão. As mulheres eram discriminadas e negros eram enforcados. Melvin começa uma revolução quando aceita Samantha Booke (Jurnee Smollett) para compor o grupo, formado pelos alunos Henry Lowe (Nate Parker) e James Farmer Jr. (Denzel Whitaker). Essa revolução chega a Harvard, até então formada só por brancos, através do circuito dos campeonatos entre as universidades. 


17. Para Sempre Alice (2014) -
18. Mr. Holland - Adorável Professor (1995) -




19. O Sorriso de Mona Lisa (2003)


O Sorriso de Mona Lisa para mim, é um clássico, tanto por falar  da visão da sociedade da época como tratar de uma luta para conquistar as alunas que aparentemente sabem tudo o que os livros dizem. 
Nos anos 50, Katherine Watson (Julia Roberts), professora de História da Arte, tenta passar sua filosofia para as alunas, de que não necessariamente elas precisavam se casar e viram donas de casa, para serem felizes. Mas que a realização profissional também poderia estar atrelada a essa nova vida. Ideias triviais hoje em dia, mas muito futurista para a época. Trazendo problemas para Katherine junto à direção da escola. Os caminhos que essa professora vai tomando, mostrando uma outra visão da arte, fazendo as alunas terem contato com as artes contemporâneas, vão aos poucos plantando sementes em alguns corações.

20. Uma Lição de Vida (2014) -
21. O Substituto (2011) -
22. The English Teacher (2013) -


Beijo Grande!

_________________________
editado pela última vez: 19/12/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...