terça-feira, 20 de maio de 2014

Parábola: O Rei que vai para a Guerra


Olá Galera tudo bem com Vocês? Será que vale a pena Planejar? 
Todo inicio de ano, é quase igual pra todo mundo, as pessoas fazem planos, alguns colocam como meta emagrecer 10Kg, outro se compromete a retornar os estudos, mas a maioria desses planos não se realizam, por que será?
O Brasileiro é um empreendedor infuso, sempre buscando a oportunidade de iniciar um negócio ganhar uma renda extra, mas é péssimo para planejar, não tem habilidade e nem vontade de fazer, é por isso que o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), pesquisando sobre as principais causas de mortandade das empresas brasileiras, advinha qual vem em primeiro lugar? Isso mesmo, o Planejamento! (Vide Aqui)
Como iniciar um Planejamento, de qualquer que seja o tipo? É muito simples, papel e caneta, e rascunhe tudo que você deseja alcançar, coloque a data de quando você deve concluir e semanalmente você atualiza o Status do que você avançou naquela semana, na área administrativa nós chamamos isso de PDCA: Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação.
Jesus profere uma parábola muito propicia ao nosso tema de hoje, Ele começa assim: “Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz”. Lucas 14:31 e 32
As guerras no tempo de Jesus era uma atividade de intenso planejamento, eles tinham que definir com muita cautela e precisão aonde acampar, a quantidade de alimento a levar para o período que se esperava estarem em guerra, roupas apropriadas, armamento o suficiente para vencer, remédios para os feridos em combates e quantidade de pessoal demandado não só para guerrear, mas enfermeiros, cozinheiros e outros que dão suporte para os combatentes.
Pensando nas necessidades dos seus ouvintes, Jesus propõe essa alegoria para exemplificar como o planejamento é importantíssimo na vida do Cristão, é prudente por parte do crente sentar e fazer o planejamento da sua vida, este vislumbra antecipadamente o que almeja, não é crença de que Deus está no controle da sua vida, que isso te impediria de planejar, é por isso que em outro momento Jesus disse “que os filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz” Lucas 16:8, mas o maior de todos os argumentos dá-se ao fato do próprio Deus ter planejado antes da criação do mundo que haveria um redentor se o homem viesse a pecar Apocalipse 13:8.
Após os seus ouvintes refletirem nas palavras de Jesus, estes necessitavam tomar uma decisão, “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” Lucas 14:33. Não basta planejar, tem que executar! E o maior plano que uma pessoa pode ter nessa vida, é preparar-se diariamente para viver a eternidade com Jesus, o Mestre do Universo, não engana os seus simpatizantes e seguidores, aquele que não estiver disposto a renunciar tudo que planejou, não poderá entrar no reino dos Céus.
Creio que estamos vivendo nos instantes finais deste combalido Planeta, as profecias diariamente se cumprem diante dos nossos olhos, preparar-se para encontrar o Mestre, não é uma atividade que pode ser remediada, mas uma necessidade daqueles que almejam “um novo céu, uma nova terra, aonde habita justiça”. II Pedro 3:13.
“Preparara-te ó Israel para te encontrar com o seu Deus” Amós 4:12.
Um Grande Abraço e até a semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...