quarta-feira, 14 de maio de 2014

O intérprete Desacreditado Ataca Novamente

É cômico se não fosse trágico. Thamsanqa Jantjie sujou a reputação dos intérpretes de libras em dezembro do ano passado ao fingir ser intérprete no funeral de Nelson Mandela. Ao interpretar neste evento tão solene de modo tão errado, o assunto virou piada, e de mau gosto.  Vejam a reportagem traduzida do site daily mail sobre a campanha:


O homem que ganhou má fama ao redor do mundo por interpretar libras de modo errado e desagradável no funeral de  Nelson Mandela está de volta.

As interpretações absurdas de Thamsanqa Jantjie nos discursos do presidente dos EUA, Barack Obama, e dos netos de Nelson Mandela - em que interpretou uma frase como “Dê-me a tesoura”- foram manchetes pelo mundo em dezembro de 2013 pelas piores razões.


Lucrando com a notoriedade de intérprete fraudulento, uma empresa israelense já o contratou para ser o rosto do seu produto em uma nova campanha publicitária.

Na propaganda para a  Livelens, um aplicativo de transmissão de imagens on-line a qual levantou recentemente $2 milhões no EUA, o Sr. Jantjie está zombando de si mesmo."Oi, eu sou Thamsanqa Jantjie do funeral de Nelson Mandela", diz ele no início do comercial. "Acredite em mim, sou um intérprete de libras de verdade" - diz ele, com uma narração feminina interpretando a língua de sinais que ele faz “Falo em libras – só que não.”



Sr. Jantjie tem se tratado em uma clínica psiquiátrica desde seu aparecimento no funeral Mandela, e a campanha publicitária, sem dúvida, levanta questões sobre a moralidade da Livelens explorando uma pessoa com doença mental. Entretanto, o CEO da Livelens Max Bluvband tentou justificar a decisão de sua empresa dizendo que dar dinheiro para uma pessoa com a doença mental era uma coisa boa.

Segundo declarações do Sr. Bluvband para NBCNews: “Nós decidimos que o cara que teve a pior apresentação já vista ao vivo seria a melhor pessoa. No final do dia, o rapaz esquizofrênico foi pago e fez uma bela campanha ... Vemos isso como uma espécie de uma história triste com um final feliz.”

Em fevereiro, a empresa enviou um jornalista de língua Zulu para visitar a clínica psiquiátrica onde o Sr. Jantjie estava hospedado desde dezembro. Liberado por um dia para ir à um suposto “evento de família”, o anúncio foi gravado enquanto Sr. Jantjie estava fora.


  
"Estou realmente, realmente arrependido pelo que aconteceu", diz ele em uma coletiva de imprensa. A desculpa é  irônica, como é o resto do vídeo, e em seguida há um pop-out dele supostamente com a assinatura: Eu, uma celebridade. “Agora faço campanha por dinheiro”, admite.

O Sr. Jantjie não comenta a razão por trás de sua falsa interpretação em libras no funeral de Mandela durante a publicidade.

Após o incidente, o Sr. Jantjie admitiu ter tido um episódio esquizofrênico no evento. Ele alegou ter ouvido vozes e visto anjos.

Um site Sul Africano também alegou que Sr. Jantje tem acusações por estupro, roubo, arrombamento, dano malicioso a propriedade na década de 1990, além de acusações por tentativa de homicídio e seqüestro, em 2003. Muitas das acusações teriam sido descartado porque o Sr. Jantje é mentalmente incapaz de ser julgado.



Tradução Evelyn Thais de Almeida



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...