domingo, 6 de abril de 2014

Sessão Pipoca: Noé



Lançamento: 3 de abril de 2014 (2h18min) 
Dirigido por: Darren Aronofsky
Com Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson mais
Gênero: Fantasia , Épico , Aventura
Nacionalidade: EUA

Olá amigos, quem aqui assistiu ao filme Noé, dirigido por Darren? Bom, não sei sua opinião, mas a minha é a seguinte, o Noé do filme não é o mesmo Noé da Bíblia. Para quem quiser ler a história de Noé na época do Dilúvio, na integra, esta em Gênesis 6 até 9.
Vamos detalhar os pontos relevantes do filme?! Para começar o enredo é o seguinte: "Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada"¹.
Se você já leu a história de Noé na Bíblia vai perceber algumas diferenças, acréscimos e distorção entre o filme e a Bíblia, algumas delas são: "1. Noé (Russell Crowe) não recebe um chamado de Deus, como na Bíblia, para construir a arca. Ele tem, sim, sonhos e alucinações que o levam a construir a arca.
2. Na visão de Aronofsky, os guardiões, anjos caídos que Deus deixou na Terra, são criaturas de pedra. São eles que ajudam Noé a construir a imensa arca.
3. Além de Noé e sua mulher, embarcaram os três filhos do casal e suas respectivas esposas. No longa-metragem, apenas o primogênito, Sem, leva a mulher, um órfã adotada pela família, interpretada por Emma Watson"².
Noé era um homem temente a Deus e pregou para o povo, no filme ele é mais um tirano, pois ele não pronunciou palavras de amor para o próximo, ninguém tinha escolha no filme.
Do começo ao fim tem coisas que não batem e são distorcidas. Matusalém como um "mestre espiritual", guerras que não houve, a porta da arca que abre quando Noé bem entende, sendo que a Bíblia fala que Noé não teve a opção de abrir a porta quando bem entendesse... Bom, se eu continuar falando será muitos Spoilers, então vou parar por aqui. 
Mas esse filme é daqueles que faz você parar e pensar, ONDE ESSE DIRETOR ESTAVA COM A CABEÇA PARA CRIAR ESSE FILME? Bom, já pensei em várias respostas, mas nenhuma delas eu posso afirmar aqui, se é ou não verdade, mas a Bíblia fala, "não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios". Salmos 89:34
Acredito que a Bíblia não é um livro qualquer, que você tem a liberdade de mudar, isso ou aquilo, para encaixar "melhor", para ser mais comercial e arrecadar milhões. Estamos secularizando tudo, perdendo o sentido do que é santo e profano.
A Bíblia foi deixada por Deus para nós, com um proposito, o de guiarmos para a Canaã celestial, só que essa jornada não pode ser adaptada como bem entendemos. 
"Além disso, a Palavra de Deus não foi dada para o entretenimento, mas para “fazer-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15). Para encontrar a verdade principal por traz da história, não podemos trocar o que a Bíblia diz por efeitos visuais criativos. A história do dilúvio não é simplesmente para ser dramática, energizante, surpreendente, ou confusa. Ela é profundamente espiritual"³.
A história de Noé é relevante para os dias de hoje, “pois Cristo disse: “Como foi nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem” (Lucas 17:26) . Assim como houve uma chamada para entrar na arca, tão pacientemente Jesus convida as pessoas a vir a ele. Mas, finalmente vai chegar um momento em que o convite será encerrado e a porta fechada. Sinais indicam que está bem próximo.  (Mateus 24:38)".³

"A experiência real de Noé é mais do que um conto. O mundo foi destruído por uma inundação e um dia será destruído pelo fogo (Malaquias 4:1, 3). Você estará pronto ?"³

________________________________
Fontes
¹http://www.adorocinema.com/filmes/filme-194938/
²http://vejasp.abril.com.br/blogs/miguel-barbieri/2014/04/03/noe-filme-biblia-diferencas-licencas/
³http://esperanca.com.br/blog/2014/04/01/noe-o-filme/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...