domingo, 23 de março de 2014

Sessão Pipoca: Além da Sala de Aula



Título no Brasil: Além da Sala de Aula
Título Original: Beyond the Blackboard
Ano: 2011
País de origem: EUA
Dirigido por: Jeff Bleckner
Elenco: Brandon Sanderson Robert
Colin Baiocchi Brandon Bess
Deidrie Henry Patricia
Emily VanCamp Stacey Bess
Isabella Acres Dana

"Baseado em um história real, "Além da Sala de Aula" (ou "Além do Quadro Negro") conta a história do primeiro emprego da jovem professora Stacey Bess (a atriz canadense Emily VanCampque) que aceita a vaga de professora temporária de uma escola de abrigo, uma sala de aula improvisada para crianças de famílias sem teto nos Estados Unidos, impedidas de se matricularem na escola regular"¹. Essa história se passa em 1987.
"A escola é um depósito improvisado. As famílias vivem em alojamentos, trailers ou até mesmo em carros. Crianças com fome e com várias idades, falta de livros e carteiras em condições precárias são dificuldades enfrentadas pela professora. Bess, mãe de duas crianças e novamente grávida, além de habilidade precisa se superar em amor e dedicação"¹.
Esse é aquele filme que você tem vontade de chorar, ou chora, de emoção, pois ao ver que a história contada não é mera ficção, você percebe que muitas vezes o que nos impede de darmos uma excelente aula, é nós mesmos. 
Acredito que para ser educador é preciso muito mais do que um diploma na mão, é preciso levar seu coração para a escola, é preciso ter afeto com as crianças. No momento que assumimos o papel de educador precisamos ter comprometimento. 
Ao falar de escola sinto a necessidade de citar Paulo Freire, ele com suas palavras sábias sabe sempre resumir o que quero dizer. 
"Não posso ser professor sem me pôr diante dos alunos, sem revelar com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar politicamente. Não posso escapar à apreciação dos alunos. E a maneira como eles me percebem tem importância capital para o meu desempenho. Daí, então, que uma de minhas preocupações centrais deva ser a de procurar a aproximação cada vez maior entre o que digo e o que faço, entre o que pareço ser e o que realmente estou sendo". p. 94. 
No filme Bess mostra sua luta para conseguir entender e achar o caminho para começar o seu trabalho, a indisciplina sendo um dos fatores que a incomodava foi resolvido assim que ela conseguiu entender os motivos. Foi preciso várias reflexões sobre a prática, para poder intervir quando necessário. 
As famílias dos alunos, começaram a confiar nela, pois perceberam exatamente o que Paulo Freire fala, que o que ela dizia era o que sentia e fazia, sua preocupação era verdadeira, tanto que a escola do começo do filme é uma, e a do final é outra.

Para quem ficou interessado em assistir o filme, coloquei aqui ele completo...


Beijo grande, até o próximo post.
________________________________________
Fonte
¹http://portaldafamilia-filmes.blogspot.com.br/2012/11/alem-da-sala-de-aula.html
http://filmow.com/alem-da-sala-de-aula-t39674/ficha-tecnica/
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...