domingo, 9 de fevereiro de 2014

Lendas Brasileiras - Luís da Câmara Cascudo

Editora: Global
Ano: 2003
3ª Edição 
Páginas: 169 

Esse é o meu 5º livro lido este ano. =D |\O/|
Confesso para vocês que de todos os livros que li este ano, este foi o mais maçante; não sei falar bem o porque, mas foi. Talvez eu esperasse conhecer todas as lendas, ou coisa parecida.
Mas chega de blá, blá, blá. Vamos ao livro. Ele começa retratando as lendas do Norte, o autor fala de 4 lendas, gente do céu, das 4 eu só conhecia uma, que é a lenda da Iara. As outras mesmo tendo nascido em Rondônia e morado por 3 anos em Manaus, nunca tinha ouvido falar. Já as lendas do Nordeste são 7, pergunta para mim, quantas eu conhecia? Nenhuma. 
Ao falar de lenda no Centro Oeste o autor só trás uma, sendo ela a lenda do Ramãozinho, como na lenda anterior, eu não conhecia. Isso só comprova o grau da minha alienação.  A coisa esta feia.
Comecei a ler as lendas do Sudeste, esperançosa, pois estou morando aqui já faz 10 anos, então vou conhecer pelo menos a metade. É claro que depois de ter lido as 7 lendas que o autor selecionou, descobri que conhecia um total de ZERO lendas.
Continuando minhas leituras cheguei nas lendas do Sul, o autor separou duas lindas lendas para finalizar seu livro, para minha alegria eu já tinha ouvido falar das duas, aleluia! 
De todas as lendas que li, fico com a da Gralha Azul (Lenda do Sul) e com a frase “quero valer mais que um Homem. Quero valer uma Gralha Azul”.
No final do livro tem notas com os significados de várias palavras, principalmente as das lendas do Norte.
http://lendasfolcloricasbrasileiras.blogspot.com.br/2013/03/lenda-do-boto-cor-de-rosa.html
Foi interessante conhecer essas novas/velhas lendas. Mas ainda estou muito brava por não ter encontrado a lenda do Boto Cor-de-Rosa. Quando morava em Manaus ouvia muito falar desta lenda. Cheguei a ver o boto algumas vezes, viajando de barco pelo rio Amazonas. Para quem quiser conhecer clik no link da imagem que você irá encontrar toda a lenda.


Abraços, até o próximo post com um livrinho novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...