segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Expressões Interessantes: Porque dizemos 'Obrigado'?

Oi gente, como estão?

Gosto demais de estar com vcs e de poder compartilhar alguma coisa juntos!

Hoje trouxe algo bacana, todo mundo responde 'Obrigado' (ou 'Obrigada', no feminino) quando alguém lhe presta um favor, mas, vc sabe porque dizemos tal coisa? Algo ainda mais intrigante aqui no Rio Grande do Sul, é que em alguns lugares do interior as pessoas ao invés de responder 'De nada' respondem 'Merece', bacana, né?


O particípio do verbo obrigar (do latim obligare, “ligar por todos os lados, ligar moralmente”) expressa o reconhecimento de uma dívida entre quem recebe um favor ou gentileza e quem o faz – ambos, dessa forma, ligados, atados, presos por um laço moral.
Fonte: Orkut
A frase completa seria “fico-lhe obrigado”, ou seja, “passo, a partir deste momento, a ser seu devedor”. Na linguagem jurídica, obrigado é também um substantivo que significa “sujeito passivo de uma obrigação”, isto é, de uma dívida ou outro compromisso contratual.
Pensando assim, faz sentido responder com 'merece' como dizem por aqui, pois com a explicação do 'obrigado' é fácil de entender, se vc fica obrigado (amarrado, devendo) a pessoa responde 'merece' querendo dizer: Não se preocupe, não me deve nada!

Então, gostaram da dica de hoje!?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...