quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Aveia para a Véia...

Sempre fui uma cozinheira de mãos... vazias. É uma triste e vergonhosa verdade. Até os 20 e tantos anos não sabia nem fritar ovo; bom isto eu ainda não sei, mas de um tempos para cá algumas coisas mudaram. Depois de 10 anos lutando contra a balança e distúrbios alimentares, comecei a pegar gosto pela cozinha e a testar algumas receitas para fazer com os amigos e família. Comprei um caderno para fazer um livro de receita; parece coisa do passado, até porque a internet está aqui como o mais completo caderno de receitas que já existiu. Mas sem pensar, junto com o caderno de receita surgiu uma forma de homenagear quem me ensinou a receita.  No título, ao invés de colocar o nome da receita eu coloco o que é + o nome da pessoa. Disto virou nomes lindos de receitas gostosas como Pão Betsy, patê Ariane.

Minha mãe não comia aveia. Não tinha jeito. Comprava, comprava, compra em lojas naturais o farelo ou em grãos na cidade em que mora, mas “não lembra de comer”. Entre reduzir o colesterol, nutrir e até rejuvenescer (depois que passei a comer melhorou e muito a pele) este alimento é muito bom (veja a tabela de nutrientes aqui http://www.tabelanutricional.com.br/aveia-flocos-crua). Achei uma receita fantástica -  no sentido de gostosa rápida e 1.001 utilidades para finalmente minha mãe se deliciar com a aveia. Com esta receita você pode fazer desde bolacha até pastel de forno. Conheci a receita através da Gabriela, que  fez no blog da sua família uma seção de receitas receitas gostosas, boa para o corpo e alma. Tá aí As cozinheiras de platão podem conhecer como massa “podre”, mas de podre e mal cheirosa não tem nada. Experimente e cuide de quem você ame! Afinal, cozinhar para alguém também é um ato de amor.

Massa Integral Tipo Podre
Ingredientes:
·                2 xícaras de aveia
·                2 xícaras de farinha de trigo integral
·                1 xícara de água morna
·                3/4 xícaras de azeite
·                1 colher de café de sal marinho

Modo de fazer:
Bater no liquidificador a aveia, o óleo, a água e o sal até obter um creme viscoso. Despejar numa vasilha e acrescentar a farinha de trigo. Misturar bem. Dividir a massa em duas partes e abrir com o rolo. Com uma parte da massa, forrar a assadeira (não é preciso untar se utilizar pirex de vidro). Colocar o recheio de preferência e cobrir com o restante da massa. Outra opção é fazer tirinhas com a massa e colocar sobre o recheio de maneira que fique uma sobre a outra formando um quadriculado. Levar para assar em forno médio por cerca de 45 minutos. Para fazer pastel de forno, cortar a massa em círculos, acrescentar o recheio de preferência, fechar a massa formando uma meia lua e amassar as pontas com um garfo para evitar que a massa abra depois de assada. Para fazer biscoito, basta cortar a massa em tirinhas ou em formatos variados utilizando forminhas para biscoito e levar para assar. No caso de biscoitos, a massa assa bem mais rápido. Ficar atento para não deixar queimar. Para tortas doces, não é preciso acrescentar mel nem açúcar na massa, mas utilizar os mesmos ingredientes indicados acima. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...