domingo, 21 de julho de 2013

RISCO CALCULADO: APRENDA A DECIDIR COM OUSADIA – BEN CARSON e GREGG LEWIS



Tradução: Davidson Deana
Lançamento: 2011
Editora: CPB
Páginas: 255



Este livro é muito especial para mim, desde seu lançamento no Brasil fiquei louca para ler, por vários motivos fui esquecendo-se de adquiri-lo, mas este ano uma amiga me presenteou com um exemplar. É claro que fiquei radiante.
O livro é composto por 17 capítulos, onde ele explora como analisar as nossas decisões e que risco compensa ser vivido. Através das experiências pessoais, Carson tenta mostrar como funciona sua tomada de decisão. Usando umas perguntas que ele gosta de chamar de “Análise das Melhores/Piores possibilidades”.
“Sempre que estou diante de uma decisão difícil ou uma situação de risco (pessoal ou profissionalmente), todo o meu pensamento, toda a minha análise, todo o meu planejamento poder ser resumido em quatro simples perguntas:”
*Qual seria a melhor coisa que poderia acontecer se fizesse isso?
*  Qual seria a pior coisa que poderia acontecer se fizesse isso?
*  Qual seria a melhor coisa que poderia acontecer se não fizesse isso?
*  Qual seria a pior coisa que poderia acontecer se não fizesse isso?”
“Desde que comecei a analisar os riscos a partir dessas perguntas, conseguir tomar decisões de forma bem mais sensata”.
Ben no seu livro conta vários casos onde esta tomada de decisão foi crucial para seu sucesso, tanto como estudante, como profissionalmente. Ele também indica no seu livro as seis perguntas básicas (QUEM? QUANDO? O QUE? COMO? ONDE? POR QUE?). Um dos fatos interessante do livro é saber como se ariscar e como calcular os riscos; se sua tomada de decisão for consciente o resultado será o desejado.  
Carson no seu primeiro ano de medicina estava com muita dificuldade nas matérias, chegou ate ser chamado pelo orientador, esse fez Ben pensar na possibilidade de desistir do curso ou diminuir a carga horária. Não satisfeito com nenhuma das opções, buscou respostas através da sua fé em Deus e também da análise de risco que já tinha criado.
Se tornar médico era um sonho estabelecido aos 8 anos de idade, ele não poderia simplesmente desistir assim. Depois de refletir qual era o melhor jeito que ele aprendia e fazer todas as análises, ele percebeu que aprendia mais lendo do que assistindo as aulas. Ao encontrar essa resposta, ele precisaria correr um risco ainda maior em aceitar, pois não frequentar as aulas não era uma coisa que todos faziam.
Novamente sua análise de Melhores/Piores possibilidades foi usada para chegar a uma conclusão, ele iria estudar através de livros (ele relata que não abandonou 100% as aulas).  O risco foi calculado e o resultado esplêndido, suas notas foram as melhores da classe, além de se tornar um dos maiores neurocirurgião do mundo. 

Recortes para reflexão:

“Ao evitar o risco, você também pode estar evitando usufruir todo o potencial de sua vida”. 
“As chances de morrer em algum momento de sua vida: Uma em uma. Portanto, pode-se dizer que o maior, mais significativo e universal fator de risco de morte é simplesmente nascer. Isso mostra que não adianta muito falar sobre o risco na forma de morrer, é muito mais inteligente considerar como deveríamos viver e com quais riscos iremos conviver”. Pág. 71. 
“Aprendi que grandes responsabilidades geralmente são acompanhadas de grandes honras e oportunidades”. Pág. 94
“O sucesso é definido pelos riscos assumidos e vencidos”. Pág. 180



Com tudo o que Ben Carson escreveu, no seu livro, me levou a pensar se estou ariscando ou simplesmente evitando os riscos, para não ter fadiga?
E você esta calculando seus riscos?

__________________
Obs: Livro da minhas metas para este ano. Meta aqui.


4 comentários:

  1. Este livro é um dos melhores livros que li! Também recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Óptimo. Alguém pode enviar-me um link aonde posso baixa-lo? Por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhum lugar, desculpe não poder ajudar!

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe um recadinho! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...